É difícil receber um feedback, pois ninguém está preparado para isso, principalmente quando a mensagem sobre nosso comportamento não se encaixa ao que imaginamos que somos ou de como agimos. Na maioria dos casos, nem mesmo o líder possui habilidades para passar a mensagem de forma que entendamos onde realmente precisamos melhorar. No final das contas, o que fará com que o feedback possa gerar resultados, é a maneira como nós o recebemos.
É muito importante que, ao receber um feedback, possamos prestar o máximo de atenção no que o líder nos passa. Manter interessado em receber a opinião sugerida nos ajudará a amortizar o impacto de como ouvimos nossas falhas e assim, trabalharmos nosso profissional focado no que precisa ser melhorado. Outra dica importante é não deixar nada sem estar muito claro. Via de regra, pergunte se não entendeu a mensagem, impedindo que haja conclusões precipitadas. Se precisar peça exemplos, são eles que nos ajudarão a vislumbrar onde foi que erramos e assim, fixar a lembrança de onde precisamos rever nosso comportamento.
Uma dica importantíssima: não se justifique! Justificar é como defender-se mediante ao erro, o que nos leva a ignorar parcialmente a mensagem. Precisamos reconhecer que nem sempre teremos a razão e que um olhar de quem está de fora, sempre trará um ponto de vista interessante de ser analisado. Finalize a recepção do feedback assumindo compromissos, crie uma meta a ser alcançada, mantenha um foco onde quer chegar, podendo comparar resultados futuros e novos feedbacks lhe mostrarão se está trilhando o caminho certo.
Jefferson Diniz